terça-feira, 14 de abril de 2015

EPI - Equipamento de Proteção Individual


Todos nós sabemos, Equipamentos de Segurança são Imprescindíveis, tanto para viagens, quanto para o percurso casa trabalho...

Capacete - Muito comum nós nos depararmos com "motoqueiros" que não utilizam adequadamente o seu capacete, nem quero entrar no mérito da multa que pode ser aplicada quando flagrado por um agente de transito, mas penso eu, como pode alguém pilotar uma moto e não utilizar o equipamento de proteção mais importante? Eu prefiro os capacetes escamoteáveis, pois numa parada no semáforo, podemos abri-lo... Com certeza o conforto é "outro"!

Calças - Existem várias opções no mercado, mas sou fiel a boa e barata calça jeans... Não vou mentir e dizer que eu nunca piloto de bermuda, mas minhas aventuras de bermuda nunca vão além de uma ida a padaria.

Jaquetas - Eu prefiro as jaquetas semi-impermeáveis, pois com o nosso calor, eu acho mais simples levar uma capa de chuva e colocar sobre, do que usar uma jaqueta impermeável... Esse ano por exemplo, se precisei usar a capa de chuva 4 vezes foram muitas, porém utilizo minha jaqueta TODOS OS DIAS! A Motoca é meu meio de transporte CASA vs TRABALHO.

Botas - Eu gosto muito daquelas bota em couro EPI que as empresas disponibilizam para seus funcionários... São muito confortáveis e resistentes. Alguma delas resistem a chuva moderada. Claro, se você tem condições de adquirir uma especialmente para motociclistas, com certeza é uma melhor escolha... Essas botas NOBUCK com bico de ferro vão de R$50,00 a R$130,00... geralmente elas são marrom, mas nada que uma pasta de engraxar não resolva! (rsss)

Luvas - No caso das Luvas, eu indicaria a como a Jaqueta, uma luva permeável, apenas para não sofre com o calor nas mãos... existem muitas opções, mas poucos conhecem a mechanix, eu tive uma e à achei muito segura.

Joelheiras - No começo eu nem pensava em utilizar, mas depois de um tempo eu passei a me preocupar mais com o meu joelho de pois que uma amiga minha se acidentou "levemente", mas foi o suficiente para deixa-la 1 mês de molhos... Tanto o joelho, como nossas mãos são as primeiras partes do corpo que se chocão com o chão, a mãos porque a utilizamos como proteção e o joelho pela forma que geralmente caímos, quem nunca caiu e ralou só o joelho, mesmo que a pé? Já fiz o teste DRIVE, fiquei muito satisfeito com o resultado... se eu não estivesse com a joelheira, eu teria me machuca feio... Saí ileso!

Colete Refletivo - Recentemente adquiri um colete refletivo, utilizei alguns dias, mas como fiquei muito em evidência... fiquei com medo de ficar muito "a vista" e por uma questão de segurança (bandidos), resolvi abrir mão desse EPI, mas ainda o utilizo em viagens, caso chegue a trafegar em período noturno.

Bem... Eu ando diariamente com os itens mencionados acima! Postarei uma foto depois "muntado" nos EPI...

Nenhum comentário:

Postar um comentário